27 julho 2021

Qual a importância da escuta psicológica nas empresas?

 


Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay

De acordo com (LAPOLLI; GOMES, 2019) a escuta psicológica nas organizações possui como finalidade principal: acolher, orientar e ou encaminhar o colaborador para casos mais específicos de atendimento (médico ou psicoterapêutico). Essa modalidade de atendimento é realizada pelo Psicólogo, portanto não se encontra esse tipo de trabalho em todas empresas, ou seja, embora sua importância seja reconhecida, essa ferramenta psicológica ainda não tem destaque dentro das instituições empregatícias. 

Antes de continuar sobre o assunto “escuta psicológica”, é necessário abordar sobre o que é o trabalho, até porque esse artigo se trata da escuta psicológica no ambiente de trabalho. Para (LAPOLLI; GOMES, 2019) o trabalho é um dos recursos utilizados pelo homem a fim de garantir sua sobrevivência e conforto por meio do salário recebido em troca da sua mão de obra. É no local de trabalho que os colaboradores passam a maior parte do dia, sendo assim nesse ambiente pode haver conflitos, adoecimentos e manifestações de sintomas, principalmente emocionais: depressão, ansiedade, estresse, pânico entre outros.

Estudos realizados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) apud (LAPOLLI; GOMES, 2019) demonstraram que há um aumento global de transtornos mentais. Segundo (BRASIL, 2017) na Europa o estresse é o segundo fator que mais leva ao afastamento do trabalho, portanto, vale considerar que não é apenas o ambiente de trabalho que leva a esse adoecimento, pois o colaborador possui suas questões da vida cotidiana também, mas por passar grande parte do tempo no trabalho, esse é o local em que os problemas de saúde sejam físicos ou mentais mais se manifestam e comprometem a execução do trabalho laboral, sendo assim se faz necessário o afastamento.



Imagem de Ulrike Mai por Pixabay

Vale ressaltar que a escuta psicológica é diferente da Psicoterapia, apesar de ambas poderem ser oferecidas pelo profissional da Psicologia. A psicoterapia é de longa duração, pois seu foco é permitir ao sujeito um autoconhecimento, intervenções na estrutura da personalidade, elaboração de conflitos passados e atuais, e propiciar autonomia para o paciente desenvolver uma vida com mais qualidade e saúde mental.  Já a escuta psicológica para (LAPOLLI; GOMES, 2019) busca atender apenas às demandas atuais, emergenciais e pontuais que surgem na vida do colaborador, nesse trabalho o objetivo é que o sofrimento da pessoa seja diminuído.

Com base nas informações analisadas de (LAPOLLI; GOMES, 2019), compreende-se que a escuta psicológica no ambiente de trabalho além de contribuir para a amenização do sofrimento do colaborador será benéfica também para a instituição empregadora, considerando que haverá diminuição dos afastamentos por conta de questões e ou doenças mentais, visto que os colaboradores serão acolhidos e caso perante a demanda apresentada a escuta psicológica não seja suficiente eles poderão receber encaminhamentos médicos ou psicoterapêuticos também. 



Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

 

Referências

 

BRASIL. Ministério da Fazenda. Secretaria de Previdência. Adoecimento mental e trabalho: a concessão de benefícios por incapacidade relacionados a transtornos mentais e comportamentais entre 2012 e 2016. 1º Boletim Quadrimestral sobre Benefícios por Incapacidade. Brasília, 2017. Disponível em: <http://sa.previdencia.gov.br/site/2017/04/1ºboletim-quadrimestral.pdf. Acesso em: 27 jul. 2021>

 

LAPOLLI, Cibele Aparecida Rigoni; GOMES, Quele de Souza. Escuta psicológica nas organizações: acolher, orientar e encaminhar. Unisul, [S. l.], p. 28, 1 jan. 2019. Disponível em: <https://riuni.unisul.br/bitstream/handle/12345/11034/Cibele%20Lapolli.pdf?sequence=2&isAllowed=y. Acesso em: 27 jul. 2021.>

 

Texto escrito por: Maresa de Souza Sobreiro dos Santos e Gabriela Cavicchioli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADOLESCÊNCIA

A adolescência segundo Nasio (2011) é uma passagem obrigatória da vida, ela parte do fim da infância até o limiar da maturidade. Do pont...