Um ambiente laboral tóxico influencia não somente na saúde mental dos seus colaboradores, mas também afeta a saúde financeira da empresa.
O que é cultura organizacional?
A cultura organizacional consiste no conjunto de valores e atitudes que fazem parte da empresa. Todos os seus processos e condutas devem ser de acordo com a cultura organizacional.
É o que se conhece como “DNA” da empresa. A cultura organizacional é o que faz com que o funcionário se sinta pertencente ao grupo e queira trabalhar em prol daqueles valores.
Todavia, se a cultura organizacional for tóxica o efeito é o contrário. Há perdas de produtividade, aparecimento de doenças ligadas ao ambiente profissional e alta taxa de rotatividade.
Quais são os cinco sinais que podem indicar que sua empresa está com uma cultura organizacional tóxica?
Caso a sua empresa apresente um desses cinco sinais é preciso ficar em alerta, pois pode indicar que o ambiente de trabalho é tóxico:
A) Desmotivação dos colaboradores: Caso seus funcionários estiverem com pouco entusiasmo, apresentam reclamações frequentes ou com pouca iniciativa pode significar que há problemas na empresa. Os mais frequentes são excesso de cobrança, alta competividade e falta de reconhecimento e valorização dos colaboradores
B)Turnover alto: Turnover é o índice que mede a rotatividade dos funcionários. Ou seja, em ambientes tóxicos, há um aumento de desligamento dos funcionários. Entre os motivos que levam a essa alta rotatividade está o fato dos colaboradores não se identificarem com a cultura organizacional ou se sentirem desvalorizados buscam oportunidades melhores.
C) Alta taxa de afastamento dos colaboradores por síndromes psicológicas, como por exemplo depressão e síndrome de Burnout. A alta taxa de afastamento por estas doenças é um sinal de alerta que algo no ambiente de trabalho não está ocorrendo de forma adequada.
D)Falta de empatia: os relacionamentos dentro da empresa são movidos com base na necessidade e não com o objetivo de criar vínculos.
E)Falta de confiança: São ambientes onde há desconfiança entre os colaboradores, não há colaboração e comportamentos antitéticos. É aquele ambiente onde existem muitas fofocas, roubo de ideias e onde um colaborador leva crédito pela ideia do outro.
F)Ambientes profissionais onde existe resistência à inovação – são aquelas empresas que focam em conservar apenas no que deu certo e se esquecem de se preparar para as mudanças do mercado, gerando perda na competitividade.
E, por que tudo isso pode prejudicar a saúde financeira da minha empresa?
A alta rotatividade de funcionários e o excesso de abstenções ocasionados pelas faltas e afastamentos geram dois grandes prejuízos financeiros à empresa.
Primeiro, por conta do alto custo nas novas contratações e treinamentos desses funcionários. Por outro lado, há perda de produtividade e faturamento da empresa.
Postos de trabalho vazios, seja por desligamento ou afastamentos, implicam em acúmulo de serviço nos demais colaboradores o que por consequência deixam os setores mais lentos e menos produtivos.
Além disso, em casos mais graves de infrações éticas, como assédio moral, podem gerar consequências jurídicas nas esferas criminais e trabalhistas. O que gerará um gasto ainda maior no pagamento de multas e indenizações aos trabalhadores.
Outro ponto que necessita ser destacado é que os consumidores finais estão muito mais preocupados com as questões sociais e ambientais da empresa. Dessa forma, escândalos de ambientes tóxicos para os empregados pode gerar boicotes e perda de vendas para os concorrentes.
Ademais, há uma grande preocupação dos consumidores de comprar não apenas o produto, mas também os valores daquelas empresas. Se a cultura organizacional é o DNA da empresa, ninguém irá querer se ligar a uma cultura tóxica.
Assim, ao identificar que a sua empresa está com uma cultura organizacional tóxica é necessário realizar mudanças. As mudanças serão difíceis no começo, mas trarão muitos benefícios não só para a saúde do colaborador, mas também para garantir o sucesso do empreendimento.
Quer saber como os seus colaboradores estão se sentindo e assim modificar os pontos de conflito? Entre em contato conosco para fazer uma análise na sua empresa e te ajudar a modificar esses pontos.
Escrito por Larissa Holzmeister e Jesuleia Boeck, consultoras juniores da empresa Júnior de psicologia organizacional oriente.
Referências
https://xerpay.com.br/blog/cultura-organizacional-toxica/
https://blog.convenia.com.br/cultura-organizacional-e-produtividade/
https://sertms.com/blog/como-a-cultura-organizacional-influencia-na-produtividade-dos-seus-funcionarios/
https://blog.gympass.com/cultura-organizacional-colaboradores/
https://www.repository.utl.pt/handle/10400.5/20737
https://www.ciadeestagios.com.br/cultura-organizacional-toxica/
https://www.gupy.io/blog/cultura-organizacional-toxica
https://revistas.pucsp.br/rad/article/view/10183
http://www.scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/79
Nenhum comentário:
Postar um comentário