O que é feedback?
O conceito de feedback pode ser entendido como resposta ou reação a alguma atitude. O termo, de origem inglesa, significa realimentar ou dar a resposta a determinada solicitação ou ocorrência. Em um ambiente organizacional, o feedback pode ser compreendido como uma reação a um acontecimento, seria o retorno para alguma ação. Nesse sentido, o feedback é um elemento utilizado, principalmente pelas equipes de Recursos Humanos, para alinhar objetivos e expectativas, desenvolver colaboradores e manter a produtividade e a motivação na empresa.
O feedback pode ser positivo, construtivo, negativo ou corretivo. É uma ação que revela os pontos assertivos e/ou carentes de melhoria das tarefas realizadas pelos colaboradores. Profissionais que recebem feedbacks constantemente são mais comprometidos com os desafios da corporação, uma vez que são reconhecidos pelos seus acertos e estão cientes de onde precisam melhorar.
Uma das grandes dificuldades encontradas pelas empresas na adoção da cultura de feedback, é a maneira de transmiti-lo. Saber como dar feedback é realmente uma arte, geralmente é o momento mais tenso na relação entre líderes e colaboradores.
Por isso, separamos algumas dicas que podem facilitar na hora de alinhar expectativas, metas, planos de melhoria e trazer os melhores resultados, tanto para a organização quanto para o desenvolvimento do profissional.
- Prepare-se para a reunião;
- Seja objetivo e construtivo;
- Comece pelos pontos fortes;
- Esteja disposto também a ouvir;
- Tente quebrar a seriedade;
- Seja sincero e leal;
- Trace planos com seu colaborador.
Os benefícios do feedback
Através do feedback, seus funcionários estarão sempre alinhados com os objetivos da empresa e cientes do que deve ser feito para melhorar seu desempenho, gerando um ciclo constante de melhoria e um aumento na produtividade de toda equipe. Além disso, colaboradores que recebem constantes feedbacks se mantém motivados, pois sentem que a corporação está atenta e valoriza seu trabalho e seu desenvolvimento profissional. Como já abordamos aqui no blog, o reconhecimento e valorização da equipe afetam diretamente a retenção de talentos, um dos grande desafio das companhias atualmente. Por isso, estimular uma cultura organizacional que favoreça o feedback é uma peça fundamental e um fator que pode ser um diferencial estratégico para seu negócio.
Além dos benefícios para a empresa, a cultura de feedback é também um excelente estímulo para os colaboradores buscarem crescimento pessoal e profissional. Colaboradores que recebem feedback sentem-se mais estimulados a buscar evolução constantemente, o que agrega muito valor em sua carreira. Receber feedback, tanto positivo como negativo, faz com que o funcionário enxergue quais são seus pontos fortes e quais precisam ser explorados. Isso facilita sua compreensão sobre o que é necessário ser melhor estudado e aprimorado para atender as expectativas da corporação e do próprio profissional. O que traz um grande crescimento para o trabalhador.
Abaixo destacamos alguns benefícios que a cultura do feedback pode trazer para a sua empresa, confira:
- Motivação: Funcionários que recebem retorno sobre suas atividades, tendem a se manter sempre motivados, pois entendem que a empresa valoriza suas realizações e que estão sempre em busca do seu crescimento como profissional.
- Produtividade: Dar feedbacks para os colaboradores é uma excelente forma de aumentar a produção da equipe. Estar em constante contato com os funcionários é fundamental para alinhar as expectativas, corrigir possíveis problemas, e traçar novas metas para o profissional, o que faz com sua produtividade esteja sempre em alta.
- Retenção de talentos: O feedback pode ajudar a empresa a reter funcionários, especialmente quando o feedback é dado de maneira a incentivar o desenvolvimento de novas habilidades e competências, e a integração do colaborador com o negócio. Como já falamos aqui no blog, os profissionais atualmente buscam sempre atuar em empresas que valorize seu crescimento e o fato de a organização estimular isso é um grande diferencial.
- Identificação e correção de problemas: Com o feedback constante, você conseguirá entender a causa de possíveis problemas que ocorrem no dia a dia da organização, e conseguirá corrigi-los para aumentar a produtividade de sua empresa.
Dicas para passar um feedback
Confira a seguir algumas dicas da coach para dar um feedback correto, eficaz e sem constrangimento, colaborando para o desenvolvimento da equipe e a melhoria dos processos e resultados organizacionais.
1. Seja imparcial Descreva o comportamento ou o acontecimento que merece atenção, exatamente como ocorre, sem fazer juízo de valores.
2. Vá direto ao ponto Seja específico, não generalista. Pense na pergunta: qual comportamento deve ser melhorado ou aprimorado?
3. Pense no colaborador O feedback deve ser voltado para a necessidade do receptor, e não do emissor. A ação não é feita para extravasar raiva, decepção ou qualquer emoção negativa.
4. Crie a cultura Ajude a tornar o feedback algo solicitado, positivo, bem recebido e não imposto. Se você quer fazer uma bela colheita, precisa de terra e sementes saudáveis.
5. Não deixe para depois Dê o feedback rapidamente, logo após um acontecimento. Quanto maior a demora, maiores são as chances de pontos cruciais serem esquecidos.
6. Fique de olho Tente validar se o feedback foi absorvido. Existe uma grande diferença entre ouvir e escutar. Ouvir efetivamente significa entender e observar as informações transmitidas.
Referências:
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