20 outubro 2021

Feedback nas Organizações

    O que é feedback? 

    O conceito de feedback pode ser entendido como resposta ou reação a alguma atitude. O termo, de origem inglesa, significa realimentar ou dar a resposta a determinada solicitação ou ocorrência. Em um ambiente organizacional, o feedback pode ser compreendido como uma reação a um acontecimento, seria o retorno para alguma ação. Nesse sentido, o feedback é um elemento utilizado, principalmente pelas equipes de Recursos Humanos, para alinhar objetivos e expectativas, desenvolver colaboradores e manter a produtividade e a motivação na empresa. 

    O feedback pode ser positivo, construtivo, negativo ou corretivo. É uma ação que revela os pontos assertivos e/ou carentes de melhoria das tarefas realizadas pelos colaboradores. Profissionais que recebem feedbacks constantemente são mais comprometidos com os desafios da corporação, uma vez que são reconhecidos pelos seus acertos e estão cientes de onde precisam melhorar. 

    Uma das grandes dificuldades encontradas pelas empresas na adoção da cultura de feedback, é a maneira de transmiti-lo. Saber como dar feedback é realmente uma arte, geralmente é o momento mais tenso na relação entre líderes e colaboradores. 

    Por isso, separamos algumas dicas que podem facilitar na hora de alinhar expectativas, metas, planos de melhoria e trazer os melhores resultados, tanto para a organização quanto para o desenvolvimento do profissional. 

  • Prepare-se para a reunião; 
  • Seja objetivo e construtivo; 
  • Comece pelos pontos fortes; 
  • Esteja disposto também a ouvir; 
  • Tente quebrar a seriedade; 
  • Seja sincero e leal; 
  • Trace planos com seu colaborador. 

 

    Os benefícios do feedback 

    Através do feedback, seus funcionários estarão sempre alinhados com os objetivos da empresa e cientes do que deve ser feito para melhorar seu desempenho, gerando um ciclo constante de melhoria e um aumento na produtividade de toda equipe. Além disso, colaboradores que recebem constantes feedbacks se mantém motivados, pois sentem que a corporação está atenta e valoriza seu trabalho e seu desenvolvimento profissional. Como já abordamos aqui no blog, o reconhecimento e valorização da equipe afetam diretamente a retenção de talentos, um dos grande desafio das companhias atualmente. Por isso, estimular uma cultura organizacional que favoreça o feedback é uma peça fundamental e um fator que pode ser um diferencial estratégico para seu negócio. 

    Além dos benefícios para a empresa, a cultura de feedback é também um excelente estímulo para os colaboradores buscarem crescimento pessoal e profissional. Colaboradores que recebem feedback sentem-se mais estimulados a buscar evolução constantemente, o que agrega muito valor em sua carreira. Receber feedback, tanto positivo como negativo, faz com que o funcionário enxergue quais são seus pontos fortes e quais precisam ser explorados. Isso facilita sua compreensão sobre o que é necessário ser melhor estudado e aprimorado para atender as expectativas da corporação e do próprio profissional. O que traz um grande crescimento para o trabalhador. 

    Abaixo destacamos alguns benefícios que a cultura do feedback pode trazer para a sua empresa, confira: 

  1. Motivação: Funcionários que recebem retorno sobre suas atividades, tendem a se manter sempre motivados, pois entendem que a empresa valoriza suas realizações e que estão sempre em busca do seu crescimento como profissional. 
  2. Produtividade: Dar feedbacks para os colaboradores é uma excelente forma de aumentar a produção da equipe. Estar em constante contato com os funcionários é fundamental para alinhar as expectativas, corrigir possíveis problemas, e traçar novas metas para o profissional, o que faz com sua produtividade esteja sempre em alta. 
  3. Retenção de talentos: O feedback pode ajudar a empresa a reter funcionários, especialmente quando o feedback é dado de maneira a incentivar o desenvolvimento de novas habilidades e competências, e a integração do colaborador com o negócio. Como já falamos aqui no blog, os profissionais atualmente buscam sempre atuar em empresas que valorize seu crescimento e o fato de a organização estimular isso é um grande diferencial. 
  4. Identificação e correção de problemas: Com o feedback constante, você conseguirá entender a causa de possíveis problemas que ocorrem no dia a dia da organização, e conseguirá corrigi-los para aumentar a produtividade de sua empresa. 

 

    Dicas para passar um feedback 

    Confira a seguir algumas dicas da coach para dar um feedback correto, eficaz e sem constrangimento, colaborando para o desenvolvimento da equipe e a melhoria dos processos e resultados organizacionais. 

1. Seja imparcial Descreva o comportamento ou o acontecimento que merece atenção, exatamente como ocorre, sem fazer juízo de valores. 

2. Vá direto ao ponto Seja específico, não generalista. Pense na pergunta: qual comportamento deve ser melhorado ou aprimorado? 

3. Pense no colaborador O feedback deve ser voltado para a necessidade do receptor, e não do emissor. A ação não é feita para extravasar raiva, decepção ou qualquer emoção negativa. 

 4. Crie a cultura Ajude a tornar o feedback algo solicitado, positivo, bem recebido e não imposto. Se você quer fazer uma bela colheita, precisa de terra e sementes saudáveis. 

5. Não deixe para depois Dê o feedback rapidamente, logo após um acontecimento. Quanto maior a demora, maiores são as chances de pontos cruciais serem esquecidos. 

6. Fique de olho Tente validar se o feedback foi absorvido. Existe uma grande diferença entre ouvir e escutar. Ouvir efetivamente significa entender e observar as informações transmitidas. 

Referências:

http://periodicos.fw.uri.br/index.php/revistadeadm/article/view/1553/1961 https://cepein.femanet.com.br/BDigital/arqTccs/0711260709.pdf http://35.238.111.86:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/237/Leite_Alessandra_O%20feedback%20nas%20organiza%c3%a7%c3%b5es.pdf?sequence=1&isAllowed=y

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