17 junho 2021

Atuação do psicólogo organizacional na orientação profissional

 Desenho de pessoa com terno e gravata

Descrição gerada automaticamente

Uma das funções do psicólogo organizacional é realizar a orientação profissional. A orientação profissional é um campo da psicologia que auxilia a escolha ou a recolocação profissional.

Tem como objetivo identificar quais são as habilidades que o individuo tem a fim de auxiliá-lo a trabalhar com algo que lhe dê a sensação de realização pessoal e que combine com seu projeto de vida.

     Ou seja, auxiliá-lo a identificar quais aspectos de um indivíduo, podem contribuir para determinadas profissões e também permitir que ele tenha subsídios para que o profissional possa negociar sua colocação de maneira adequada e condizente com o mercado, sem perder a credibilidade perante o contratante.

Desta forma, o psicólogo organizacional irá auxiliar o indivíduo a se conhecer para que possa escolher uma profissão. Segundo os autores a orientação profissional não define exatamente qual profissão deve ser seguida. Mas, apresenta aquelas que mais combinam com o perfil do indivíduo, encontrado através da entrevista pessoal e também através de testes específicos, como o DISC.

Além de identificar as habilidades pessoais e profissionais do indivíduo, o psicólogo organizacional também pode realizar diversas atividades para auxiliá-lo neste processo de desenvolvimento profissional, tais como:

*Estruturação de currículo: indicar para o indivíduo qual a melhor forma de estruturar o currículo, a fim de que este se destaque em relação aos demais candidatos. Destacando as informações que considera mais importante.

* Entrevista simulada: treinar as habilidades de comunicação do indivíduo preparando para que ele tenha mais confiança em demonstrar suas competências e habilidades.

*autoconhecimento de habilidades e competências: identificar quais são as habilidades e competências do indivíduo para que ele possa se sentir seguro para buscar as oportunidades e também discutir as condições de trabalho. 

Assim, consultar com um psicólogo para fazer uma avaliação profissional auxilia o indivíduo no desenvolvimento profissional, permitindo que ele desenvolva uma carreira numa área que tenha mais afinidade e com isso tenha mais realização profissional.

Afinal, o trabalho é um fator importante na vida do ser humano com interferência direta na saúde mental e na qualidade de vida das pessoas.



Escrito por: Jesuleia Tereza Avellar Boeck e Larissa Holzmeister,  consultoras Oriente Psicologia Organizacional.



Referencias:

Disponível em: https://www.mundorh.com.br/voce-sabe-qual-a-funcao-do-profissional-de-aconselhamento-de-carreiras/acessado Acessado em: 21/05/2021

Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-73142003000100006. Acessado em: 21/05/2021

Disponível em: <https://www.tuacarreira.com/orientação-profissional/Acessado em: 28/06/2019

Disponível em: https://digitalents.com.br/7-modalidades-de-aconselhamento-profissional-2/ acessado em: 28/06/2019

Rothmann, Ian. Fundamentos de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Ed. Atlas.

09 junho 2021

Caracterizando Descrição de Cargos e sua Importância.





A descrição e análise de cargos é um dos processos mais importantes dentro da empresa, pois é a partir dele que podemos ter conhecer tudo  a respeito de uma vaga em questão. A análise e descrição de cargos possui como objetivo o detalhamento de uma vaga específica em uma organização, nela há informações a respeito das atividades, responsabilidades do funcionário e atribuições para conquistar determinada vaga. 

A descrição de cargos é fundamental para uma empresa, sendo uma das primeiras atividades a serem desenvolvidas. É apenas por meio dela que podemos estabelecer as atividades (funções e atribuições) de cada cargo, os pré-requisitos para se preencher a vaga (ex. formações, cursos, experiências anteriores), bem como o planejamento de carreira do colaborador, possibilitando promoções e crescimento profissional.

Além disso, é importante que a descrição de cada cargo seja condizente com a cultura daquela organização, ou seja, é necessário que ela consiga demonstrar ao candidato e possível funcionário, como é a cultura e funcionamento da empresa. Se mostra relevante, pois assim, é possível evitar qualquer desentendimento que possa vir a acontecer, por falta de informações ou uma vaga mal delimitada. 


É pertinente ressaltar que há várias maneiras para se fazer uma descrição de cargo. Podemos realizar pequenos textos/parágrafos ou separar por tópicos as atribuições. Lembrando que esta atividade não devem ser realizadas somente durante a divulgação e determinação de uma vaga, é fundamental que as descrições estejam frequentemente atualizadas e revisadas, visto que as empresas são muito dinâmicas, estando em constante desenvolvimento, portanto, os cargos precisam acompanhar tais mudanças. 


Escrito pelas Consultoras Juniores Bianca Lanzer e Nayara Rocha. 

02 junho 2021

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

 


Feliz Mulher étnica Sentada à Mesa Com Um Laptop 

Apontando características importantes que o mercado profissional tem buscado em seus possíveis colaboradores, tem se destacado um bom desenvolvimento nas habilidades socioemocionais. Tanto para o ingresso nesse mercado como para se manter nele.

As habilidades socioemocionais envolvem aptidão para lidar com desafios, ter habilidade para dialogar com os outros e saber entender e administrar os próprios sentimentos. Dessa forma, o indivíduo aprende a gerenciar melhor as situações do cotidiano e a trazer resultados para o local em que atua. Habilidades socioemocionais nada mais são do que uma série de competências que as pessoas possuem e usam para lidar com emoções, gerenciar metas e tarefas de vida. Ou seja, reconhecer os sentimentos e regular emoções para manter os relacionarmos de modo agradável. 

Dentro do contexto de tais habilidades, esta capacidade reconhecer as próprias emoções, assim como entender a forma que o meio as afetam e como estas afetam tal meio, podem passar despercebidas as pessoas, elas têm a capacidade de conseguir definir qual é a emoção que estão sentindo, mas na maioria das vezes, as pessoas não têm ideia. Mas emoções não podem ser alteradas diretamente, pois elas são automáticas e involuntárias aos eventos internos e externos. 

 

A habilidade de lidar com as emoções se tornou um assunto em alta no mercado de trabalho após o lançamento do livro “Inteligência Emocional”, de Daniel Goleman. O psicólogo estudou as emoções e a capacidade de aprendizado das pessoas de acordo com os seus níveis de inteligência, os quais se destacam pela inteligência cognitiva (Q.I.), que se representa pela intelectualidade e a capacidade de raciocínio lógico, que até então era considerada a característica mais importante dos indivíduos. 

A outro, a inteligência emocional (Q.E.), que considera diferentes habilidades do ser humano como o controle consciente de suas emoções, automotivação, facilidade para se relacionar com as outras pessoas, entre outros. Em suma, a importância da inteligência emocional está em ajudar uma pessoa a ser mais criativa e a estabelecer melhores abordagens para lidar com conflitos e diversas situações, comportando-se de maneira racional e influenciando outras pessoas para resolver de maneira construtiva os problemas do dia a dia. Mas emoções não podem ser alteradas diretamente, pois elas são automáticas e involuntárias aos eventos internos e externos. Porem pode-se tornar apto em lidar com elas como a raiva, medo, alegria, vergonha dentre outras, aprendendo a controlar ou administrar as mesmas. 

As habilidades socioemocionais se constroem durante o seu desenvolvimento como pessoas, de acordo com as relações, vivências e aprendizados ao longo da vida. Com isto em vista podem ser aperfeiçoadas como por meio da Educação Socioemocional, que hoje é ofertada para alunos dentro do contexto escolar. Mas habilidades socioemocionais são necessárias no dia a dia do indivíduo, bem como no ambiente de trabalho. Afinal, é sempre importante ter um colaborador capaz de lidar consigo e compreender o outro para tomar decisões dentro da empresa. O novo profissional precisará ser capaz de se adaptar às mudanças do cotidiano cada vez mais rápido, gerir projetos e aliar conhecimento técnico ao conhecimento humano. Por tudo isso, faz-se necessário desenvolver as habilidades socioemocionais. 

Meios para facilitar esse desenvolvimento podem se dar com mais atribuições assertivas, empáticas, com mais responsabilidade, autoestima, criatividade e boa comunicação, além de buscar treinamentos com profissionais como os atuantes na área da Psicologia. 

Escrito por: Roberta Salvadego e Diego Fernandes

ADOLESCÊNCIA

A adolescência segundo Nasio (2011) é uma passagem obrigatória da vida, ela parte do fim da infância até o limiar da maturidade. Do pont...