Apontando características importantes que o mercado profissional tem buscado em seus possíveis colaboradores, tem se destacado um bom desenvolvimento nas habilidades socioemocionais. Tanto para o ingresso nesse mercado como para se manter nele.
As habilidades socioemocionais envolvem aptidão para lidar com desafios, ter habilidade para dialogar com os outros e saber entender e administrar os próprios sentimentos. Dessa forma, o indivíduo aprende a gerenciar melhor as situações do cotidiano e a trazer resultados para o local em que atua. Habilidades socioemocionais nada mais são do que uma série de competências que as pessoas possuem e usam para lidar com emoções, gerenciar metas e tarefas de vida. Ou seja, reconhecer os sentimentos e regular emoções para manter os relacionarmos de modo agradável.
Dentro do contexto de tais habilidades, esta capacidade reconhecer as próprias emoções, assim como entender a forma que o meio as afetam e como estas afetam tal meio, podem passar despercebidas as pessoas, elas têm a capacidade de conseguir definir qual é a emoção que estão sentindo, mas na maioria das vezes, as pessoas não têm ideia. Mas emoções não podem ser alteradas diretamente, pois elas são automáticas e involuntárias aos eventos internos e externos.
A habilidade de lidar com as emoções se tornou um assunto em alta no mercado de trabalho após o lançamento do livro “Inteligência Emocional”, de Daniel Goleman. O psicólogo estudou as emoções e a capacidade de aprendizado das pessoas de acordo com os seus níveis de inteligência, os quais se destacam pela inteligência cognitiva (Q.I.), que se representa pela intelectualidade e a capacidade de raciocínio lógico, que até então era considerada a característica mais importante dos indivíduos.
A outro, a inteligência emocional (Q.E.), que considera diferentes habilidades do ser humano como o controle consciente de suas emoções, automotivação, facilidade para se relacionar com as outras pessoas, entre outros. Em suma, a importância da inteligência emocional está em ajudar uma pessoa a ser mais criativa e a estabelecer melhores abordagens para lidar com conflitos e diversas situações, comportando-se de maneira racional e influenciando outras pessoas para resolver de maneira construtiva os problemas do dia a dia. Mas emoções não podem ser alteradas diretamente, pois elas são automáticas e involuntárias aos eventos internos e externos. Porem pode-se tornar apto em lidar com elas como a raiva, medo, alegria, vergonha dentre outras, aprendendo a controlar ou administrar as mesmas.
As habilidades socioemocionais se constroem durante o seu desenvolvimento como pessoas, de acordo com as relações, vivências e aprendizados ao longo da vida. Com isto em vista podem ser aperfeiçoadas como por meio da Educação Socioemocional, que hoje é ofertada para alunos dentro do contexto escolar. Mas habilidades socioemocionais são necessárias no dia a dia do indivíduo, bem como no ambiente de trabalho. Afinal, é sempre importante ter um colaborador capaz de lidar consigo e compreender o outro para tomar decisões dentro da empresa. O novo profissional precisará ser capaz de se adaptar às mudanças do cotidiano cada vez mais rápido, gerir projetos e aliar conhecimento técnico ao conhecimento humano. Por tudo isso, faz-se necessário desenvolver as habilidades socioemocionais.
Meios para facilitar esse desenvolvimento podem se dar com mais atribuições assertivas, empáticas, com mais responsabilidade, autoestima, criatividade e boa comunicação, além de buscar treinamentos com profissionais como os atuantes na área da Psicologia.
Escrito por: Roberta Salvadego e Diego Fernandes
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