O que mudou com a chegada do COVID-19 para os Psicólogos Organizacionais? Como será o Mercado de Trabalho Pós Pandemia?
Se toda a sociedade teve que se adaptar com a chegada do COVID-19 e as regras de distanciamento social, para o mercado de trabalho também não foi diferente. Por um lado, muitas empresas passaram a atuar no regime home office e novas habilidades e competências foram exigidas tanto por parte do gestor como dos seus colaboradores. Por outro lado, temos uma massa de desempregados que não conseguem uma nova ocupação em virtude do fechamento dos postos de trabalho e a crise econômica.
Finalmente, não se pode esquecer dos profissionais de saúde que estão na linha de frente, lidando diretamente com os efeitos da crise sanitária e sofrendo as consequências físicas emocionais desse processo. Diante de todas essas transformações questiona-se: como ficou a atuação do psicólogo organizacional?
As Mudança nas Demandas da Psicologia Organizacional
Quando a pandemia começou houve uma quebra de paradigma do que era comum na prática da psicologia organizacional. Uma das grandes dificuldades das psicólogas organizacionais foi se adequar às diferentes regras estabelecidas pela legislação municipal, estadual e federal. Principalmente em relação a MP 927, que trouxe as regras de suspensão e redução dos contratos de trabalho.
Além disso, de uma hora para outra tiveram que se adaptar a gerenciar uma parte da equipe através do sistema remoto e outros presencialmente, uma vez que muitos colaboradores foram mandados para o home office.
Outro ponto que demandou muito dos profissionais da área foi lidar com os anseios dos colaboradores e as questões de saúde deste colaborador, com o intuito de acolher essas demandas relacionadas à saúde do trabalhador. Além de ter que lidar com as suas próprias reações e angústias ao momento vivido.
Assim, a atuação do profissional em um primeiro momento foi reativa (PEIXOTO, VASCONCELOS E BENTIVI, 2020), pois foram obrigados a tomar decisões de acordo com o que estava sendo demandado e sem a experiência de situações semelhantes. Destacando que em um primeiro momento de que haveria instruções por parte do governo de como proceder, posteriormente perceberam que as empresas deveriam criar estratégias próprias.
Dessa forma, houve um aumento da importância da atuação dos psicólogos organizacionais para garantir a continuidade do trabalho, sendo os profissionais mais demandados por parte dos superiores.
O psicólogo organizacional teve que mudar porque o mercado de trabalho mudou. Além disso, ganhou ainda mais destaque nas organizações, pois será indispensável para atuar nos efeitos pós pandemia, tanto na saúde mental do colaborador como também para o mercado de trabalho em transformação.
O que esperar do Mercado de Trabalho Pós COVID-19?
De modo geral, trabalhar é o ato de prestar um serviço para uma pessoa ou empresa que recompensará o prestador do serviço pela atividade que ele realizou. Essa relação é como uma venda e compra de um produto (mão de obra), logo, o mercado de trabalho é o que torna possível o encontro entre quem presta um serviço específico a quem necessita deste.
Em séculos passados era comum uma pessoa trabalhar em um local durante toda sua vida como é o caso apresentado pelo Domingo Espetacular (https://www.youtube.com/watch?v=pxCLxA2Jt1s), do brasileiro Walter Orthmann que trabalhou mais de oitenta anos em uma mesma empresa. Mas essa realidade mudou e um cargo atualmente não é tão sólido como no passado, ou seja, uma pessoa ao longo de sua vida pode ocupar diversos cargos nas mais diversas empresas. Essa mudança vai além do mercado de trabalho e é tratada pelo sociólogo Zygmunt Bauman em seu livro “Modernidade líquida” . No livro, Bauman compara as constantes mudanças com um líquido, que se transforma e muda facilmente.
Segundo as reflexões do Sociólogo, o fato de tudo estar constantemente em processo de mudança traz insegurança e sofrimento para a sociedade, pois nada é para sempre, perene e imutável. Portanto com a pandemia de Covid-19 além de novas mudanças surgiram as necessidades de adaptações frente o que mudou e constantemente continuará a mudar.
Um ano após a pandemia, alguns profissionais já conseguiram se adaptar para atender algumas das novas demandas do mercado. Outros estão utilizando toda a sua criatividade para se adaptar e transformar o momento atual. Porém, ainda tem muitas perguntas sem a devida resposta e ainda não se sabe todas as consequências que serão trazidas ao mercado de trabalho.
Dessa forma, muitos estudos ainda deverão ser feitos na área de psicologia organizacional para analisar todos os impactos trazidos pela pandemia do COVID-19 para o mercado de trabalho. Todavia, especialistas do mercado já apontam que algumas medidas trazidas pelo covid-19 aceleraram alguns processos que já estavam em curso e deverão ser mantidas mesmo com o fim da crise sanitária.
Dentre as novidades ao mercado de trabalho trazidas pela pandemia que permanecerão no mundo pós covid-19, destacamos:
O Trabalho Remoto
Antes da pandemia, poucas empresas exerciam as atividades de forma presencial. Existia o mito de que o trabalho feito remotamente não teria a mesma qualidade que o feito dentro da empresa.
Porém com as regras de distanciamento social e isolamento social, muitas empresas tiveram que se adaptar de uma hora para outra para exercer essa atividade de forma remota.
Se em um primeiro momento, o trabalho por meio remoto causou estranheza e dificuldades. Atualmente, já se sabe que é uma tendência que veio para ficar.
As empresas perceberam que é possível manter a produtividade dos seus colaboradores e a qualidade do serviço prestado, mesmo com os colaboradores em casa. Com a vantagem de diminuir os custos, como aluguel, luz e serviços de internet.
Além disso, outra vantagem encontrada no sistema remoto foi que as reuniões passaram a ser feitas por sistema de vídeo chamadas e com isso percebeu-se que é possível manter as reuniões empresariais a distância sem os custos das viagens.
Assim, já se sabe que uma boa parte das empresas continuarão exercendo suas atividades de forma 100% remota, outras realizarão algumas atividades remotas e apenas aquelas que devem ser feitas presenciais permanecerão assim.
Comércio Digital e Novas Formas de Trabalho Online
O comércio digital, que já vinha ganhando força nos últimos anos, teve um aumento significativo do consumo e da abertura de novas empresas. Com o fechamento das lojas e as restrições impostas ao comércio tradicional, o consumo dos brasileiros passou a ser digital.
Com isso, também foram surgindo novas formas de trabalho e profissões realizadas por meio online. Atualmente, é possível contratar diferentes prestadores de serviços, como uma assistente pessoal ou uma secretária, tudo de forma online e sem vínculos trabalhistas com a empresa.
Isso sem falar nos profissionais de marketing digital que demonstram todos os dias o poder do marketing digital para impulsionar as vendas de produtos e serviços. O marketing digital é fundamental para o crescimento de qualquer empresa, seja ela física ou eletrônica.
Assim, o comércio digital e as novas carreiras do meio digital são tendências que ganharam força com a pandemia e permanecerão nos próximos anos.
Novas Habilidades e Competências
Dentre as mudanças principais decorrentes do novo modelo de trabalho estão as habilidades de trabalho. Com base em Merino e Canepá citado pela BBC News, (2020) essas novas habilidades exigidas são divididas em duas categorias, e são elas: tecnológica e humana.
As habilidades tecnológicas são aquelas que o cargo, profissão e área exigem para administrá-las de maneira melhor e mais produtivas sendo assim elas variam de um cargo para outro, mas em geral é saber lidar com os instrumentos e ferramentas referentes a área que ocupa, exemplo: escrita, oratória, pacote office, programas tecnológicos,etc.
Já sobre as habilidades humanas são: criatividade que envolve a capacidade de reinventar, identificar problemas e criar novas soluções, além de empatia e colaboração. Essas habilidades são exclusivas dos colaboradores, ou seja, máquinas não conseguirão desenvolvê-las, logo a necessidade dessas será cada vez maior. A autora ressalta inclusive que a criatividade é uma das habilidades mais procuradas no Linkedin pelos recrutadores, portanto não basta apenas colocar no currículo que é criativo, é preciso demonstrar a criatividade.
O mercado de trabalho também estará exigindo equipes marcadas pela diversidade, compostas por colaboradores que pensem diferente para solucionar os problemas complexos que surgirão e serão comuns nas instituições empregatícias.
O que mudou para os Psicólogos Organizacionais?
A pandemia do covid-19 acelerou diversos processos de transformação do mercado de trabalho, como a transformação digital e a necessidade de novas competências dos colaboradores.
Assim, cabe a qualquer profissional estar pronto para aprender e se adaptar a essas novas condições. No caso do profissional da psicologia organizacional, este deve estar atento a todas essas transformações e inclusive apresentar soluções para os gestores para os diversos problemas e conflitos que surgirem no processo.
Destacando que o papel do futuro psicólogo organizacional não se dará apenas no âmbito da organização, mas também de procurar soluções para o estado de estresse e transtornos pós traumáticos dos profissionais de linha de frente e também do contingente de pessoas desempregadas, cuja o posto de trabalho foi extinto e transformado com a pandemia.
Esteja preparado para essas mudanças. Treine as habilidades para os seus colaboradores. Solicite um treinamento de desenvolvimento de habilidades pessoais ou ainda um de enfrentamento ao estresse para lidar com este momento que estamos vivendo.
Quer saber mais sobre nossos serviços de consultoria? Entre em contato conosco:
Instagram: Oriente_psi
Linkedin: Oriente Consultoria Júnior de psicologia Organizacional
Referências:
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. 258p.
CONHEÇA o brasileiro que trabalha há 80 anos na mesma empresa. [S. l.: s. n.], 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pxCLxA2Jt1s. Acesso em: 26 mar. 2021.
PEIXOTO, Adriano de Lemos Alves; VASCONCELOS, Eveli Freire de; BENTIVI, Daiane Rose Cunha. Covid-19 e os Desafios Postos à Atuação Profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho: uma Análise de Experiências de Psicólogos Gestores. Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 40, e244195, 2020 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100657&lng=en&nrm=iso>. access on 26 Mar. 2021. Epub Dec 11, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703003244195. Acesso em 26 de mar. 2021.
PICHEL, Mar. CORONAVÍRUS: Como srá o mercado de trabalho após a pandemia e quais habilidades serão mais valorizadas. Nov, 2020. Disponível em : <https://www.bbc.com/portuguese/geral-54878269>. Acesso em 26 de março de 21.
Editoria: Larissa Holzmeister e Maresa Sobreiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário