08 abril 2021

A importância da comunicação nas organizações e o papel do psicólogo no desenvolvimento dessa habilidade

Qual a necessidade de estabelecer boas comunicações? Como isso interfere dentro dentro das organizações? O que o psicólogo pode fazer para auxiliar no desenvolvimento dessa habilidade?




A comunicação se faz muito presente em nossa sociedade, o tempo todo estamos comunicando algo com as pessoas ao nosso redor, seja de maneira eficaz ou ineficaz. O ato de se comunicar nada mais é do que trocar informações, compartilhar ideias e trocar conhecimentos. Isso não é diferente dentro das empresas, nelas a comunicação possui algumas funções, podendo exercer controle, motivação, com ela há possibilidade de expressão emocional e, claro, a passagem de informação. (ROBBINS, 2009).

Todas essas funções se complementam e sempre estão presentes.  Diante disso, se faz necessário estabelecer boas comunicações para se fazer entendido, manter boas relações, estabelecer vínculos de confiança e, pensando nas empresas, manter uma boa produtividade.

O processo de comunicação é composto por oito elementos-chaves segundo Robbins (2009), sendo eles: o emissor, a mensagem, a codificação, o canal de comunicação, a decodificação, o receptor, o ruído e o feedback; sendo o ruído e a codificação/decodificação, os responsáveis pelas distorções e pelos conflitos de comunicação que podem acontecer entre as pessoas. 

Como em qualquer comunicação, podemos encontrar barreiras, segundo Costa (2020, apud ROBBINS, JUDGE e SOBRAL, 2010) a comunicação eficaz pode possuir algumas delas, as quais podemos destacar: 

- Emoções, podem mudar a forma de interpretação de acordo com a emoção do momento;

- Idioma, em países grandes como o Brasil, onde temos variações de significados de algumas palavras de acordo com a região, pode acabar sendo um problema;

- Diferenças de gênero, homens e mulheres se comunicam com intenções diferentes;

- Medo da comunicação, pode gerar uma ansiedade excessiva e sem motivos aparentes, causando dificuldades na fala.  


Essas barreiras destacadas demonstram um pouquinho de como pode ser complexo estabelecer boas comunicações em lugares com muitas pessoas e possivelmente com pessoas muito distintas umas das outras. 






Como o psicólogo organizacional atua frente à comunicação da organização?


 Para iniciarmos essa discussão é preciso lembrar que cabe ao psicólogo organizacional diversas tarefas e funções diferentes, além do recrutamento e seleção, dentro de uma empresa. Grande parte de suas responsabilidades está em trabalhar com uma equipe multiprofissional, seja para ajudar com problemas encontrados na empresa ou para desenvolver e capacitar as pessoas que se encontram neste meio.
Assim, muitos casos de falhas de comunicação podem acontecer dentro de uma organização. Seja por conversas não assertivas, má interpretação caso alguma informação não seja bem passada e, quando entendida de forma errada, conflitos na produção da empresa e até mesmo conflitos internos entre os trabalhadores. 


Nesses casos, o psicólogo pode avaliar a necessidade de um treinamento de oratória/comunicação interna da empresa, capacitando os trabalhadores a fim de que consigam se comunicar melhor, pontuando erros de comunicação; criando dinâmicas com eles e, ainda, se necessário, realizando pesquisas dentro da empresa para compreender como as informações estão sendo passadas e entendidas, e como os trabalhadores se sentem em relação ao outro.
É possível também, que o psicólogo desenvolva trabalhos para melhorar as relações interpessoais entre os colaboradores da organização, tornando o ambiente mais "confortável" para todos e facilitando as comunicações.  Assim, o psicólogo tem uma base do que trabalhar, visando melhorar o ambiente de trabalho e ajudar na comunicação da empresa.


Referências:

BASTOS, Antônio Virgilio Bittencourt; GALVAO-MARTINS, Ana Helena Caldeira. O que pode fazer o psicólogo organizacional. Psicol. cienc. prof., Brasília,  v. 10, n. 1, p. 10-18,    1990. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931990000100005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em:  05  abril de  2021

COSTA, Waldeciria Souza da. Ambiente de trabalho e comunicação. In: COSTA, Waldeciria Souza da. Gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes. Maringá: Unicesumar, 2020. p. 161-189.

ROBBINS, S. P. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.




Quer saber mais sobre nossos serviços de consultoria? Entre em contato conosco:

Instagram: Oriente_psi

Linkedin: Oriente Consultoria Júnior de psicologia Organizacional



Editoria: Laleska Peliçon e Larissa Malaghini. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADOLESCÊNCIA

A adolescência segundo Nasio (2011) é uma passagem obrigatória da vida, ela parte do fim da infância até o limiar da maturidade. Do pont...