Como o psicólogo organizacional atua em um processo seletivo?
Como sabemos o trabalho do psicólogo organizacional vai muito além de saúde mental e qualidade de vida, apesar de este ser seu foco principal, como já discutimos em Atribuições do Psicólogo Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho. Dentre suas muitas aplicações, o psicólogo organizacional pode realizar processos seletivos, em conjunto com o Rh ou através de serviços de consultoria.
O Processo Seletivo
É importante compreender que cada empresa pode e deve desenvolver o processo seletivo de acordo com suas necessidades. Mas o primeiro passo para qualquer processo seletivo é o planejamento. Assim, a empresa estabelece quantas vagas estarão disponíveis, qual as capacitações necessárias para suprir essas vagas, qual será a duração do processo e seu orçamento de custo. Apesar de os processos seletivos variarem de empresa para empresa, existem etapas comuns à eles.
Etapas de um Processo Seletivo
- Estabelecer um Perfil para a Vaga:
Essa é uma das etapas mais importantes, pois serve como ponto de partida para todo o processo seletivo, e é determinantes de outras etapas. Assim a empresa dita quais competências técnicas e comportamentais irão suprir a vaga disponível.
- Captação de Currículos:
Existem diversas maneiras de anunciar uma vaga, como as redes sociais, os populares sites de emprego, o site da empresa, o Linkedin e assim por diante. Mas antes de sair anunciando uma vaga por ai, a empresa precisa pensar quais desses meios serão eficazes para alcançar os candidatos que se adequarão melhor as vagas disponíveis.
- Triagem de Currículos:
Mesmo as maneiras mais eficientes de alcance de candidatos sendo aplicadas, os currículos ainda precisam ser analisados para avaliar as habilidades técnicas dos candidatos. Vagas com habilidades técnicas especificas podem aplicar provas teóricas e testes práticos para filtrar ainda melhor os candidatos.
- Mapear o Perfil Comportamental dos Candidatos:
Imagine um funcionário com as competências e habilidades técnicas perfeitas, que realiza seu trabalho com maestria, mas é insubordinado, tem comportamentos explosivos e não consegue se relacionar bem com ninguém de sua equipe.
É para evitar contratações desastrosas, que o psicólogo organizacional aplica um teste comportamental para avaliar a compatibilidade do candidato com a vaga e com a empresa. Algumas das competências comportamentais mais importantes e mais comuns a serem analisadas são o trabalho em equipe, a inteligência emocional, a comunicação, a proatividade e a flexibilidade.
O perfil comportamento específico adequado á uma empresa ou vaga permite melhor integração entre os novos funcionários com a equipe antiga, com a função e as diretrizes da empresa, assim, o candidato têm maior chance de permanecer na empresa, diminuindo a rotatividade, e permite a manutenção de equipes de alta performance melhor desempenho.
- Entrevistas:
As entrevista podem ser feitas de forma individual ou em grupo e funcionam como um último filtro. Algumas empresas organizam as entrevistas em duas etapas, uma em grupo, para avaliar o trabalho em equipe, comunicação e proatividade, por exemplo, e uma individual para avaliar outras competências, assim como o pensamento crítico ou analítico dos candidatos. A quantidade e a natureza das perguntas são desenvolvidas especificamente para cada processo seletivo.
Processos Seletivos aplicados por Consultorias
Ao ler essas etapas parece que o processo seletivo é algo de simples aplicação, certo? Errado! E por isso é aplicado por profissionais treinados e experientes, como os funcionários de Rh e das consultorias. Um processo seletivo mal feito pode aumentar a rotatividade da empresa e por consequência aumentar os custos de Recurso Humanos e diminuir a performance e o desempenho da empresa.
Quando um processo seletivo é feito externamente, ou seja, por uma consultoria ou profissional contratado, a primeira coisa a se fazer é um alinhamento com a empresa e a apuração de todas as informações necessárias. Assim, a consultoria traça o perfil da empresa e da vaga ofertada, estabelece os requisitos técnicos e comportamentais, decide o processo de mapeamento comportamental e a metodologia utilizada nas entrevistas, tudo isso em conformidade com a empresa.
Quer saber mais sobre nossos serviços de consultoria? Entre em contato conosco:
Instagram: Oriente_psi
Linkedin: Oriente Consultoria Júnior de psicologia Organizacional
Editoria: Ana Carolina Flausino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário