23 fevereiro 2021

O Psicólogo Organizacional e o Processo Seletivo

Como o psicólogo organizacional atua em um processo seletivo? 


Como sabemos o trabalho do psicólogo organizacional vai muito além de saúde mental e qualidade de vida, apesar de este ser seu foco principal, como já discutimos em Atribuições do Psicólogo Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho. Dentre suas muitas aplicações, o psicólogo organizacional pode realizar processos seletivos, em conjunto com o Rh ou através de serviços de consultoria. 


O Processo Seletivo





É importante compreender que cada empresa pode e deve desenvolver o processo seletivo de acordo com suas necessidades. Mas o primeiro passo para qualquer processo seletivo é o planejamento. Assim,  a empresa estabelece quantas vagas estarão disponíveis, qual as capacitações necessárias para suprir essas vagas, qual será a duração do processo e seu orçamento de custo. Apesar de os processos seletivos variarem de empresa para empresa, existem etapas comuns à eles.

Etapas de um Processo Seletivo



- Estabelecer um Perfil para a Vaga


Essa é uma das etapas mais importantes, pois serve como ponto de partida para todo o processo seletivo, e é determinantes de outras etapas. Assim a empresa dita quais competências técnicas e comportamentais irão suprir a vaga disponível.


- Captação de Currículos:


Existem diversas maneiras de anunciar uma vaga, como as redes sociais, os populares sites de emprego, o site da empresa, o Linkedin e assim por diante. Mas antes de sair anunciando uma vaga por ai, a empresa precisa pensar quais desses meios serão eficazes para alcançar os candidatos que se adequarão melhor as vagas disponíveis.


- Triagem de Currículos:


Mesmo as maneiras mais eficientes de alcance de candidatos sendo aplicadas, os currículos ainda precisam ser analisados para avaliar as habilidades técnicas dos candidatos. Vagas com habilidades técnicas especificas podem aplicar provas teóricas e testes práticos para filtrar ainda melhor os candidatos.





- Mapear o Perfil Comportamental dos Candidatos:


Imagine um funcionário com as competências e habilidades técnicas perfeitas, que realiza seu trabalho com maestria, mas é insubordinado, tem comportamentos explosivos e não consegue se relacionar bem com ninguém de sua equipe.

É para evitar contratações desastrosas, que o psicólogo organizacional aplica um teste comportamental para avaliar a compatibilidade do candidato com a vaga e com a empresa. Algumas das competências comportamentais mais importantes e mais comuns a serem analisadas são o trabalho em equipe, a inteligência emocional, a comunicação, a proatividade e a flexibilidade.







O perfil comportamento específico adequado á uma empresa ou vaga permite melhor integração entre os novos funcionários com a equipe antiga, com a função e as diretrizes da empresa, assim, o candidato têm maior chance de permanecer na empresa, diminuindo a rotatividade, e permite a manutenção de equipes de alta performance melhor desempenho. 






- Entrevistas:


As entrevista podem ser feitas de forma individual ou em grupo e funcionam como um último filtro. Algumas empresas organizam as entrevistas em duas etapas, uma em grupo, para avaliar o trabalho em equipe, comunicação e proatividade, por exemplo, e uma individual para avaliar outras competências, assim como o pensamento crítico ou analítico dos candidatos. A quantidade e a natureza das perguntas são desenvolvidas especificamente para cada processo seletivo.


Processos Seletivos aplicados por Consultorias


Ao ler essas etapas parece que o processo seletivo é algo de simples aplicação, certo? Errado! E por isso é aplicado por profissionais treinados e experientes, como os funcionários de Rh e das consultorias. Um processo seletivo mal feito pode aumentar a rotatividade da empresa e por consequência aumentar os custos de Recurso Humanos e diminuir a performance e o desempenho da empresa.  

Quando um processo seletivo é feito externamente, ou seja, por uma consultoria ou profissional contratado, a primeira coisa a se fazer é um alinhamento com a empresa e a apuração de todas as informações necessárias. Assim, a consultoria traça o perfil da empresa e da vaga ofertada, estabelece os requisitos técnicos e comportamentais, decide o processo de mapeamento comportamental e a metodologia utilizada nas entrevistas, tudo isso em conformidade com a empresa.


 

Quer saber mais sobre nossos serviços de consultoria? Entre em contato conosco:

Instagram: Oriente_psi

Linkedin: Oriente Consultoria Júnior de psicologia Organizacional



Editoria: Ana Carolina Flausino.




16 fevereiro 2021

Qualidade de vida no Trabalho e o Psicólogo Organizacional

Já parou para pensar em como o ambiente de trabalho afeta os colaboradores e em como isso determina o desempenho da empresa? Saiba como e por que investir em qualidade de vida no trabalho.


A qualidade de vida no trabalho está diretamente relacionada a saúde mental dos colaboradores, dessa forma o ambiente de trabalho, físico e psicológico determina a satisfação e o desempenho dos trabalhadores e assim, o desempenho da empresa.

Qualidade de Vida no Trabalho e Saúde Mental



A Qualidade de Vida no Trabalho, também conhecida pela sigla QVT, está associada ao bem-estar físico, psíquico e social no contexto do trabalho e pode ser determinada pelos seguintes fatores:

1 - Satisfação e reconhecimento no trabalho.

2 - Possibilidade de futuro na organização.

3 - Bom relacionamento interpessoal na equipe.

4 - Liberdade de atuação e participação nas tomadas de decisão.

5 - Um bom ambiente físico e psicológico.


A ausência dos fatores que determinam a QVT torna o trabalho fatigante, gerando tensões, transtornos e desiquilíbrios psíquicos. Quando o trabalho assume função fatigante podem surgir doenças como a síndrome geral da adaptação, a síndrome de burnout, depressão e outras.


Estresse e a Síndrome Geral da Adaptação






O estresse é uma reação natural do corpo que nos impulsiona a agir, e não é necessariamente uma coisa ruim. Quando uma situação estressora surge, o corpo é impulsionado a desenvolver uma resposta, seja ela física ou psíquica, e é assim que resolvemos problemas e criamos soluções. Entretanto, um ambiente excessivamente estressor, que exige do colaborador mais do que suas habilidades e recursos competem, podem colocar seu bem-estar em perigo. 

Existem três esferas de indicadores que possibilitam a identificação do estresse na empresa:


1 - Psicológica: em que se observa instabilidade emocional; irritabilidade; agressividade; depressão; entre outros.

2 - Social: em que pode acontecer queda no desempenho, acidentes ou faltas.

3- Física: em que podem  surgir alergias e úlceras; enxaquecas; disfunções circulatórias e outras.

Mas o que torna um ambiente de trabalho estressante?


Zanelli, um importante autor da medicina do trabalho, destaca alguns fatores que tornam o ambiente de trabalho estressante:

1 - Exigência acima do possível (habilidades e recursos)
2 - Não ter reconhecimento profissional
3 - Não participar das decisões 
4 - Longas jornadas de trabalho
5 - Dificuldade em conseguir uma promoção ( não ter um plano de carreira definido)
6 - Pressão do tempo
7 - Falhas e problemas na comunicação
8 - Excesso de burocracia

Um ambiente estressor com a ocorrência de um estímulo estressor intenso, prolongado e constante causa ao indivíduo uma predisposição para desenvolver consequências físicas e psicológicas, ou uma combinação dos dois, que é o caso das doenças psicossomáticas.  

Síndrome de Burnout


A síndrome de Burnout é a consequência da exposição prolongada ao estresse, assim, pode desencadear exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal e profissional. 

A exaustão emocional implica os sintomas de falta de energia, depressão, raiva, irritabilidade, e maior suscetibilidade para doenças, como dores físicas, cefaleias e distúrbios do sono. 

A despersonalização, diz respeito ao distanciamento afetivo e insensibilidade às necessidades dos outros. 

Enquanto a baixa realização pessoal e profissional acarreta em um sentimento constante de fracasso, insatisfação e baixa autoestima. A empresa pode adotar as estratégias de combate ao estresse como uma forma de enfrentamento ao burnout

Depressão

A depressão pode se manifestar de várias formas e também pode surgir como um sintoma de outras doenças, apresenta comprometimento do trabalho e deve ser encaminhada a atendimento adequado. 

Alguns dos sintomas que se pode identificar são:

- isolamento social, crises de choro, agitação, lentidão ou retardo psicomotor;

- alterações no sono, no apetite e no peso;

- sentimento de tristeza e de culpa, apatia, irritabilidade, fadiga e perda de energia, diminuição na concentração e na capacidade de tomar decisões.


Como investir na QVT ? Papel dos gestores na promoção da saúde mental 


Existem estratégias e ações que a empresa pode adotar para melhorar o ambiente de trabalho e assim, combater o estresse, o burnout e suas consequências:


1 - Melhorar o relacionamento interpessoal e a resolução de conflitos;
2 - Rever processos de trabalho permitindo a participação dos colaboradores na tomada de decisão;
3 - Desenvolver comunicação assertiva e feedback eficiente;
4 - Criar planos de carreira e programas de benefícios;
5 - Proporcionar reconhecimento e recompensa profissional;
6 - Disponibilizar flexibilidade nos horários e tempo adequado para descanso;
7 - Adequar assessoria e orçamento de despesas;
8 - Desenvolver metas realistas, respeitando os limites do que cada um pode fazer;
9 - Obter conhecimentos mínimos sobre saúde e transtornos mentais;
10 - Reconhecer a importância de investir em Psicologia Organizacional.


Apesar de algumas dessas ações serem bem simples de se implementar, outras são bem mais complicadas. O gestor pode facilmente se inteirar sobre os transtornos mentais que podem surgir no ambiente de trabalho, o que faz dessa, uma ação bem simples de ser implementada, certo? Mas como o gestor pode melhorar o relacionamento interpessoal de uma equipe, por exemplo? Esse relacionamento ruim é consequência de um conflito? Como descobrir o conflito e como resolvê-lo?

Descobrir qual é o problema que está gerando estresse, e qual a ação necessária para resolvê-lo, demanda tempo e investimento do gestor. Isso pode ser facilmente resolvido com a ajuda de um profissional treinado para diagnosticar problemas e desenvolver ações para solucioná-los

O Psicólogo Organizacional e a QVT

Há um tempo atrás, se pensava que o psicólogo organizacional, contratado por um empresa, priorizaria as questões da empresa, como lucro e produtividade, sem as devidas considerações à qualidade de vida dos trabalhadores. No entanto, a função do psicólogo se concentra, primordialmente no trabalho equilibrante, no que se diz respeito à satisfação na realização do trabalho, na possibilidade de desenvolvimento e reconhecimento profissional, na gestão de conflitos e facilitação de processos de grupo. Assim, o lucro e a produtividade passam a ser consequência da otimização da qualidade de vida no trabalho.

O psicólogo organizacional pode diagnosticar quais setores precisam de intervenção e quais ações podem ser implementadas para cada tipo de problema identificado, assim, pode evitar ações desnecessárias, economizando tempo e dinheiro. Também facilita o encaminhamento adequado aos colaboradores que estão passando por processos de adoecimento e precisam de acompanhamento psicológico.





Quer saber mais sobre nossos serviços de consultoria? Entre em contato conosco:

Instagram: Oriente_psi

Linkedin: Oriente Consultoria Júnior de psicologia Organizacional



Editoria: Ana Carolina Flausino.






09 fevereiro 2021

Consultoria Empresarial em Psicologia Organizacional

Você sabe o que é uma Consultoria Empresarial? Já parou pra pensar em como ela atua no mercado? 


Uma consultoria é um serviço que oferece auxílio a outras empresas em uma determinada área, como marketing, contabilidade, psicologia organizacional, entre outros. Assim, uma consultoria ajuda a empresa a identificar necessidades nessa área e desenvolver ações e soluções para essas demandas.

Consultoria em Psicologia Organizacional

Essa modalidade de consultoria empresarial oferece serviços relacionados à área de Psicologia Organizacional. Você pode conferir alguns dos possíveis serviços oferecidos em: Atribuições do Psicólogo OrganizacionalAssim, a empresa pode escolher um serviço específico de acordo com suas demandas, por exemplo, se a empresa precisa de funcionários, pode contratar o serviço de processo seletivo ou se quiser avaliar seus concorrentes e sua própria performance em atendimento ao cliente, pode contratar um serviço de cliente oculto. Os detalhes dessa prestação de serviço, como data e duração, devem ser acordados entre a empresa e a consultoria, respeitando o tempo mínimo de cada processo: não se pode esperar que um processo seletivo completo ocorra em apenas um dia!




A empresa pode não ter uma demanda específica, e solicitar uma avaliação de desempenho 360° ou uma pesquisa de clima organizacional, para diagnosticar possíveis problemas que podem, por exemplo, estar relacionados a comunicação e feedback, a liderança ou relacionamento interpessoal, e assim, criar uma estratégia a ser implantada, que supra as necessidades da empresa e possa resolver o que foi diagnosticado. 



Quais os benefícios de uma Consultoria Empresarial? 


Uma consultoria empresarial tem autonomia e imparcialidade para avaliar qualquer setor da organização. Imparcialidade esta que proporciona um novo olhar e permite identificar falhas mais facilmente e estabelecer metas realistas, sejam elas de curto, médio ou longo prazo;

É especializada nos serviços que oferece e já os exerceu em empresas de diversos setores por isso tem um alto padrão de qualidade e muita experiência a oferecer;

A consultoria desenvolve estratégias baseadas na cultura organizacional, na identidade da empresa e em suas especificações, assim as metas desenvolvidas passam a estar alinhadas com a realidade da empresa. Essas estratégias também permitem atingir o máximo potencial de desenvolvimento dos funcionários e dos gestores, resultando em um crescimento estratégico alto. 





O que são Consultorias Juniores e quais benefícios oferecem?


As consultorias juniores, diferente das consultorias tradicionais, são empresas universitárias compostas por estudantes de ensino superior e seus supervisores, os serviços oferecidos por elas tem objetivo educacional sem fins lucrativos. Por isso, as consultorias juniores podem oferecem serviços com alto padrão de qualidade e baixo preço de custo:

Os consultores trabalham voluntariamente em busca de experiência prática e desenvolvimento profissional, assim, as consultorias juniores não possuem fins lucrativos. Os serviços oferecidos pelas consultorias, geralmente, têm apenas custo operacional, o que dá as pequenas empresas a oportunidade de investir em si mesmas, proporcionando melhores resultados, e simultaneamente investir na educação de jovens universitários.

Os projetos desenvolvidos pelas consultorias juniores são supervisionados e revisados por professores, especializados na área, empregados na universidade responsável. Essa orientação é determinada por lei e feita de forma regular, assim, o padrão de qualidade é mantido enquanto os alunos aprendem os processos na prática. Além disso, os alunos passam constantemente por treinamentos e capacitações para executar projetos com excelência profissional.



Existem  muitas opções de consultorias em diversas áreas de atuação, confira em Consultorias Juniores - Unicesumar.



Quer saber mais sobre nossos serviços de consultoria? Entre em contato conosco:

Instagram: Oriente_psi

Linkedin: Oriente Consultoria Júnior de psicologia Organizacional



Editoria: Ana Carolina Flausino.








04 fevereiro 2021

O Psicólogo Organizacional

Você sabe como um psicólogo atua dentro da organização? Por que uma empresa precisa de um psicólogo organizacional? E quais benefícios esse profissional atribui ao ambiente de trabalho?

    Como você já deve imaginar o psicólogo organizacional tem como principal foco a saúde mental dos colaboradores da empresa, assim, existem diversas funções atribuídas a esse profissional que envolvem promover, avaliar e até compartilhar conhecimentos sobre qualidade de vida, saúde mental e transtornos mentais.

    Mas existem outras competências atribuídas ao psicólogo organizacional, algumas delas são:

  • Recrutamento, seleção, integração e adaptação
  • Avaliação, aperfeiçoamento e reciclagem profissional, por meio de treinamento e desenvolvimento 
  • Implementação de planos de cargos e salários
  • Auxílio na formação e na implementação de projetos que visam um ambiente de trabalho saudável e seguro
  • Clínicas do trabalho
  • Pesquisa de Clima Organizacional
  • Avaliação de Desempenho 
  • Gestão de Conflitos
  • Facilita os processos de grupo
Para melhor compreender as atribuições do psicólogo organizacional visite nossa série de post especial sobre as atribuições do psicólogo organizacional no Instagram: https://instagram.com/oriente_psi?igshid=c3qb903aesjn

Benefícios e vantagens de contratar um psicólogo organizacional

    Depois de conhecer algumas das principais funções do psicólogo organizacional fica fácil entender sua importância e seus benefícios para a organização. Além de melhorar a qualidade de vida dos funcionários, o psicólogo propõe desenvolvimento e treinamento profissional, e assim, aumenta a produtividade e lucratividade da empresa. Confira alguns desses benefícios a seguir:

- melhora a saúde e o comprometimento dos colaboradores;
- resulta em profissionais melhores treinados;
- melhora no clima organizacional;
- otimiza a resolução de conflitos;
-  melhora a comunicação e o feedback;
- diminui a rotatividade da empresa;
- aumenta a produtividade e qualidade de produção.

Quer saber ainda mais sobre a psicologia organizacional? Entre em contato conosco:
Instagram: oriente_psi

Editoria: Ana Carolina Flausino. 

01 fevereiro 2021

Quem somos?

Nós somos a Oriente Consultoria Junior em Psicologia Organizacional! 

Seja bem-vindo! Acompanhe conteúdos exclusivos sobre Psicologia Organizacional, RH e gestão Inteligente de pessoas, e-books, webinars e mais. Você também pode entrar em contato conosco para mais informações sobre os nossos serviços!


Psicologia Organizacional

ADOLESCÊNCIA

A adolescência segundo Nasio (2011) é uma passagem obrigatória da vida, ela parte do fim da infância até o limiar da maturidade. Do pont...