06 outubro 2021

REALIDADE VIRTUAL NO TRATAMENTO DE FOBIAS


O que é realidade virtual?

É um ambiente onde a pessoa pode acreditar que está ali, quando na verdade, é uma exposição virtual segura e controlada. A realidade virtual pode induzir efeitos visuais e sonoros que permitem que o usuário tenha uma imersão completa neste ambiente simulado.


Os óculos de realidade virtual criam uma ilusão de profundidade por meio da estereoscopia, onde é gerada uma imagem diferente para cada olho. Essa situação faz com que o cérebro interprete as duas como uma só e forje a sensação de realidade.


Como a realidade virtual na Psicologia ajuda a tratar fobias?

O tratamento de fobias não é nenhuma novidade para os psicólogos. Constantemente, esses profissionais recebem pacientes em seus consultórios procurando ajuda para lidar com medos paralisantes. Com as recentes descobertas tecnológicas, a Psicologia alinhou diversas ciências para auxiliar cada vez mais seus clientes, sendo que a área que ganha mais destaque é a realidade virtual na Psicologia.


Hoje, os profissionais podem trabalhar com a terapia de exposição à realidade virtual (VRET), utilizando a tecnologia ao seu favor tanto no tratamento de fobias quanto no processo de mudança em relação a outros aspectos psicológicos, como ansiedade, depressão e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).


Qual é o benefício de usar a realidade virtual no tratamento de fobias?

A grande vantagem da realidade virtual no tratamento de fobias é justamente a possibilidade de simular ambientes em que o paciente possa ser exposto a situações fóbicas, como:


● Medo de altura;

● Medo de avião;

● Claustrofobia;

● Medo de dirigir;

● Medo de escuro;

● Medo de animais como barata, aranha e cachorro;

● Agorafobia;

● Medo de falar em público;

● Medo de procedimentos médicos, como: tirar sangue e ressonância magnética, etc.


Essa experiência seria 100% virtual e completamente controlada pelo terapeuta. Por serem mais reais e imersivas do que as técnicas de imaginação, é indispensável que um profissional esteja auxiliando o paciente a manejar a ansiedade (contando com técnicas de respiração e relaxamento). O produto desse “treinamento” é a possibilidade de enfrentar melhor essas situações quando se apresentam no dia a dia.


Além disso, outro aspecto positivo da realidade virtual no tratamento de fobias é que, justamente pelo fato de serem virtuais, viabilizam ao paciente fazer com frequência as exposições que, em muitos casos (como fobia de avião), não poderiam ser feitas plenamente de outra forma.


Texto produzido por Emanuel Leite Faria, consultor Júnior da Consultoria Júnior Oriente psicologia



Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADOLESCÊNCIA

A adolescência segundo Nasio (2011) é uma passagem obrigatória da vida, ela parte do fim da infância até o limiar da maturidade. Do pont...