22 setembro 2021

As habilidades de um profissional

 

   

 Pensando um pouco sobre como é atuar no mercado de trabalho é preciso ter a compreensão que a relação entre empresa e colaborador é de troca, onde um fornece o necessário para o outro se manter em atividade. A empresa fornece material para ser trabalhado e/ou aperfeiçoado e compensa aquele que o faz, isso de forma muito resumida, e o colaborador desempenha estas funções. Mas como está esse desempenho?

    Pode ser que muitos atuem pensando apenas no resultado da sua atividade e não em como se dá está frente a sua interação com o meio organizacional. Isso pode fazer com que o profissional deixe de perceber pontos passíveis de melhoria e atenção, como a suas habilidades comportamentais dentro da sua profissão e até fora desse meio, que venham facilitar e dar qualidade a produção e aquele que produz. 

    Por isso, vamos destacar algumas habilidades, dentre muitas possíveis, que podem auxiliar desde o iniciante no mercado de trabalho, ao que já tem vasta experiência, como forma de aperfeiçoar.  

    Dentre as habilidades que um profissional deve possuir, é importante destacar as seguintes:

Organização – O profissional que é organizado, tanto no quesito de espaço físico quanto nas questões do cotidiano e da vida, é muito mais produtivo pois perde menos tempo com assuntos desnecessários ou que atrasaram o seu desempenho possível, seu rendimento. Um profissional organizado tende ter todas as coisas em dia, isso lhe possibilita ter tempo para novas coisas, novas realizações;

Criatividade – Um profissional criativo tende a trazer inovações para a própria vida e para a vida daqueles que o cercam, isso incluindo os locais onde se desempenha algum trabalho. Por meio desta criatividade pode-se facilitar o alcance de questões como a facilidade, agilidade e desempenho das suas funções, não só do âmbito profissional, mas no particular também. Esse tipo de pessoa tende a ter um rendimento e crescimento profissional muito mais acelerado e abrangente, o que proporciona um maior desenvolvimento da empresa onde se atua, pois pode afetar a todos os envolvidos, colocando-a sempre no status de modernidade em inovação;

Resiliência – Ser resiliente é de suma importância, pois um profissional resiliente se adaptar a dificuldades as supera, e o mercado de trabalho pode trazer diversas surpresas desagradáveis, algumas derrotas. Logo, quando se aprende a adaptar-se, ressignificar-se, frente aos infortúnios a vida profissional fica mais fácil, mas ser capaz de recomeçar sem perder a “garra”, a vontade de seguir, o faz um profissional completo.

    Nestas três é possível perceber que tem grande envolvimento ao comportamento quanto indivíduo social, quanto ser humano. O comportamento está ligado em todas as facetas do homem, inclusive nas suas habilidades, pois ser habilidoso com comportamento divergente de seu ambiente faz com que estas se anulem. 

    Por isso fique atento em como você está atuando em sua vida, mude se necessário, boa parte de tudo que acontece conosco depende de nós mesmo em primeiro lugar.


Texto produzido por: Diego  Fernandes

ADOLESCÊNCIA

A adolescência segundo Nasio (2011) é uma passagem obrigatória da vida, ela parte do fim da infância até o limiar da maturidade. Do pont...