Nos dias atuais é possível observar o quanto as empresas estão cada vez mais preocupadas e buscando diversos meios para serem inovadoras. Para que uma empresa consiga se manter competitiva no mercado global, é necessário que esta tenha sempre estratégias inovadoras, o que exige dos funcionários estarem em busca constante de novos métodos e sempre atualizados. Dessa forma o interesse por estudos pela criatividade tem sido crescente, e é aqui que entra a relação dos conceitos de inovação e criatividade, mesmo sendo conceitos diferentes. Podemos dizer que a relação se baseia nas ideias criativas que, quando aplicadas, promovem inovações. Wechsler (2011) confirma que toda inovação começa sempre com uma ideia criativa, pois para que ocorra a produção de novos programas e novos produtos, necessita-se que os colaboradores tenham uma boa ideia.
Decorrente disso, para que a empresa tenha produtividade e competitividade ela necessita da criatividade. Isso gera todo um desgaste em seus funcionários, pois todo o processo de criar e inovar é exaustivo. Aqui entra a atuação do psicólogo organizacional.
Sabemos que a atuação do psicólogo dentro da empresa é de suma importância, e com a ajuda dele a organização é capaz de oferecer um ambiente melhor aos colaboradores, de forma que se sintam mais motivados, e soluções aos problemas na organização. Sendo assim, é necessário agir criativamente e inovar os processos organizacionais para que seja possível proporcionar aos funcionários um ambiente cada vez mais agradável.
Assim como todos os colaboradores são incitados a serem criativos, o psicólogo também deve trabalhar com criatividade para o bem de seus colaboradores. O criar estimula e aumenta as habilidades de cada um de nós, então deve-se pensar em meios para estimula-la e conseguir manter um bom ambiente de trabalho.
Usar métodos como recompensas pode ser uma boa opção, como viagens, jantares e reconhecimento públicos, de forma que, os colaboradores se sintam valorizados e motivados. Além disso, é importante que todas novas ideias trazidas sejam valorizadas, de forma que os funcionários não sintam que se esforçar é perda de tempo.
Trazer atividades novas ao ambiente de trabalho, além das comemorações que já possuem dentro das empresas, também é considerável, buscando sempre promover o melhor para os colaboradores, como um momento para que realizem pinturas, ouçam músicas, etc.
Atuar com criatividade para conseguir estimular o lado criativo e a inovação dos colaboradores é um papel importante, visando sempre manter e aumentar a qualidade de vida no trabalho através de um bom ambiente organizacional, resultando na prevenção do adoecimento, além de contribuir com o crescimento, desenvolvimento e realização das pessoas.
Escrito por Isabela Leite, consultora Oriente Psicologia Organizacional.